top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

Você sabe o que é Ureterorrenolitotripsia?

A ureterorrenolitotripsia é um procedimento cirúrgico urológico endoscópico - ou seja, ele é realizado via uretral, sem realização de cortes, e é utilizado para tratar pedras nos rins ou no trato urinário (cálculos renais ou cálculos ureterais).


Esse procedimento envolve o uso de um instrumento médico chamado ureterorrenoscópio, que é um tubo fino (que pode ser rígido ou flexível) equipado com uma pequena câmera na ponta.

pedra nos rins

Durante a ureterorrenolitotripsia, após a anestesia, o médico introduz o ureterorrenoscópio através da uretra, da bexiga e até o ureter ou o rim, dependendo da localização das pedras.


A câmera na ponta do ureterorrenoscópio permite que o médico visualize as pedras e a anatomia interna do trato urinário em tempo real em um monitor de vídeo.



Além da visualização, o ureterorrenoscópio também é equipado com um pequeno canal através do qual instrumentos cirúrgicos, como pinças ou lasers, podem ser inseridos para quebrar e remover as pedras.


Para fragmentar e pulverizar as pedras durante o procedimento utilizamos laser de alta potência, e se necessário utilizamos pinças extratoras para retirar pequenos fragmentos.


A ureterorrenolitotripsia é usada quando as pedras são muito grandes ou estão causando bloqueio no trato urinário, o que pode levar a dores intensas e infecções. Uma vez que as pedras estão quebradas em pedaços menores, elas podem ser removidas ou podem sair naturalmente do corpo através da urina.


A ureterorrenolitotripsia é uma maneira eficaz, considerada padrão ouro de tratamento para pedras nos rins e nos ureteres. No entanto, a escolha do método específico e a realização do procedimento dependem das características das pedras, da localização e das condições do paciente. É importante discutir as opções de tratamento com um médico urologista para determinar a abordagem mais adequada ao seu caso.


Dr. Matheus Debiasi

CRM/SC: 23790



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page