top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

O que é urologia?

Urologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e cuida da saúde e da manutenção do perfeito funcionamento do sistema urinário masculino e feminino, além do sistema reprodutivo masculino.

o que é urologia

O médico urologista trata e acompanha uma ampla gama de condições relacionadas a esses sistemas. Algumas das principais enfermidades que um urologista cuida incluem:


Infecções do trato urinário: incluindo infecções da bexiga (cistite), uretrite e pielonefrite (infecção renal).


Cálculos renais: os urologistas tratam os cálculos renais, que são depósitos sólidos formados nos rins a partir de minerais e sais presentes na urina.


Distúrbios da bexiga: como bexiga hiperativa, incontinência urinária (perda involuntária de urina), retenção urinária e distúrbios da micção.


Distúrbios da próstata: como hiperplasia prostática benigna (aumento não canceroso da próstata), inflamação da próstata (prostatite) e câncer de próstata.


Distúrbios do sistema reprodutor masculino: isso inclui disfunção erétil (impotência), ejaculação precoce, infertilidade masculina, e distúrbios testiculares.


Cânceres urológicos: diagnóstico e tratamento de câncer de bexiga, câncer renal, câncer de próstata, câncer testicular e outros tumores urológicos.


Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): DSTs que afetam o sistema urinário ou reprodutor, como gonorreia, clamídia, herpes genital e verrugas genitais.


Além disso, os urologistas que também atuam como cirurgiões, podem realizar cirurgias urológicas, incluindo cirurgias minimamente invasivas, como cirurgia videolaparoscópica, endoscópica e até mesmo robótica – para tratar condições mais complexas.


É importante ressaltar que a urologia abrange tanto homens quanto mulheres, embora algumas condições sejam mais comuns em um dos gêneros. Caso você tenha sintomas ou preocupações relacionadas ao sistema urinário ou reprodutivo, é recomendável consultar um urologista para uma avaliação adequada e o encontro de um tratamento específico.


Dr. João Bertoli

CRM/SC: 16110

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page