top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

O que é incontinência Urinária?

Atualizado: 29 de jun. de 2023

Qualquer perda involuntária de urina, mesmo que sejam gotas, é uma manifestação de incontinência urinária. Este assunto ainda é evitado pela maioria das pessoas, por pudor, mas trata-se de uma enfermidade comum e corriqueira. Por se tratar de um problema de saúde importante, que pode levar à perda de qualidade de vida, gerar depressão, ansiedade e até isolamento, precisamos falar sobre ele!

Incontinência urinária

Um estudo realizado na última década (2017) comprova que o aumento do número de casos que comprometem o trato urinário inferior; que é o sistema composto por bexiga e uretra, responsáveis por armazenar e liberar a urina; aumenta com a idade. Na faixa etária dos 60 aos 69 anos, 60% dos homens e 73,5% das mulheres apresentam incontinência. Após os 70 anos, este número fica ainda maior, são 71,3% dos homens e 95,6% das mulheres com algum sintomas de incontinência urinária, urgência urinária, ou uma associação das duas enfermidades.


Vale ressaltar que a enfermidade tem tratamento, que vai da mudança de hábitos de vida, incluindo exercícios para o assoalho pélvico, até o uso de medicamentos específicos e em última medida, procedimentos cirúrgicos. Não dá para ficar achando que é motivo de vergonha procurar um médico para tratar de perdas urinárias. É necessário buscar ajuda para ter melhor qualidade de vida e solucionar o incômodo.


Dr. Matheus Debiasi



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page