top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

Os vilões da insuficiência renal

A pressão alta e o diabetes têm reflexo no funcionamento de todo o nosso organismo e, para o funcionamento dos rins, estes fatores são verdadeiros pesadelos.

Insuficiência Renal
Diabetes e Pressão Alta

As duas comorbidades estão presentes em 1/3 da população adulta no Brasil, ou seja, a cada três brasileiros, um sofre dessas doenças. São enfermidades que não trazem muitos sintomas e por essa razão muitas vezes a pessoa portadora não sabe que tem a doença e demora a começar a tratar. E é exatamente o tempo de espera antes de dar início a um tratamento que pode comprometer o funcionamento dos rins. Em sua fase inicial, a insuficiência renal geralmente é assintomática ou tem seus sintomas mascarados pela doença causadora.


Os rins são responsáveis por filtrar as toxinas presentes em nosso organismo, além disso regulam nossa pressão arterial, produzem hormônios, atuam na manutenção e formação dos ossos, e trabalham para a produção de glóbulos vermelhos. Sabendo disso, precisamos cuidar do seu bom funcionamento para garantir que o corpo todo se beneficie. Por isso a consulta regular ao médico e o acompanhamento do seu estado geral de saúde são tão importantes, não deixe para depois!


Dr. João Bertoli

CRM/SC: 16110




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page