top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

Fimose é coisa de adulto?

A fimose é uma condição médica que ocorre quando o prepúcio, a pele que cobre a glande (a cabeça do pênis), é apertado ou não pode ser puxado para trás sobre a glande. Isso resulta em uma abertura apertada ou estreitada no topo do pênis, dificultando a exposição da glande.


A fimose é uma condição comum em homens adultos, embora não seja uma doença em si. No entanto, ela pode ter consequências sérias para a saúde. Por exemplo, no Brasil a fimose é a principal causa de surgimento de câncer de pênis em adultos. Além disso, a condição pode afetar a vida sexual masculina, prejudicando a ereção e o prazer durante o ato sexual.

Fimose urojaragua

As Consequências da Fimose

A fimose pode contribuir para uma série de complicações, incluindo infecções e inflamações. Quando a higiene inadequada da glande ocorre devido ao excesso de pele, pode haver acúmulo de suor, urina, bactérias, fungos e outros microrganismos. Esse ambiente propício pode levar ao desenvolvimento de uma inflamação conhecida como balanite ou balanopostite. Além disso, certas condições de pele, como eczema, psoríase e líquen plano, que causam irregularidades na pele do pênis, coceira e irritação, podem aumentar o risco de fimose.



O Tratamento Adequado

A correção da fimose em adultos geralmente envolve uma cirurgia realizada por um médico urologista. O procedimento é simples e consiste na remoção do excesso de pele, deixando a glande exposta para evitar complicações. A recuperação após a cirurgia costuma ser rápida, com a possibilidade de retomar as atividades diárias em cerca de uma semana. A vida sexual normalmente pode ser retomada após cerca de 30 dias. A cirurgia de fimose oferece benefícios significativos, incluindo a redução dos riscos de infecções genitais, infecções urinárias e a prevenção do câncer de pênis.


A cirurgia de fimose é um procedimento seguro e amplamente realizado por urologistas qualificados. Se você está enfrentando problemas relacionados à fimose, é importante buscar orientação médica para avaliação e discussão das opções de tratamento disponíveis. A fimose é coisa de adulto sim!


Dr. Matheus Debiasi

CRM/SC: 23790

Comments


bottom of page