top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

Disfunção erétil atinge 50% dos homens com mais de 40 anos


Mais da metade dos homens com mais de 40 anos apresentam problemas de disfunção erétil

Mais da metade dos homens com mais de 40 anos apresentam problemas de disfunção erétil. Apesar das estatísticas focarem em homens mais maduros, atendemos em consultório muitos pacientes jovens com a mesma queixa. Como o número é expressivo, sentimos a necessidade de abordar o assunto para trazer mais clareza para os nossos pacientes e com isso possibilitar uma melhor compreensão do quadro.


A disfunção erétil é a incapacidade de obter e manter uma ereção que permita atividade sexual satisfatória. Os mecanismos possibilitam uma ereção podem estar prejudicados em várias doenças, sendo que, em alguns casos, a disfunção erétil pode ser considerada como um marcador precoce de problemas mais graves.


Essa disfunção sexual apresenta várias causas, entre elas as mais comuns são desordens de origem vascular, endócrina, neurológica, psicológica/psiquiátrica e relacionada às drogas ou às intervenções cirúrgicas. O próprio tratamento de algumas doenças pode ser a causa ou o agravamento da disfunção erétil, como o uso de alguns anti-hipertensivos e antidepressivos.


A disfunção erétil é primeiramente avaliada pelo método clínico, mas existem instrumentos avaliativos multidimensionais, sendo o Índice Internacional de Função Erétil considerado o padrão-ouro.


O tratamento pontual para esta doença deve ser fundado na sua causa.


Existem várias linhas de tratamento, sendo os inibidores da fosfodiesterase-5 e a psicoterapia os de primeira escolha. Como segunda-linha, tem-se a injeção intracavernosa de substâncias vasoativas. Caso essas terapias não produzam resultado, a prótese peniana pode ser indicada.


O fundamental é romper os preconceitos e tabus a respeito do tema e ter uma conversa sincera com seu urologista. O médico poderá, após solicitar alguns exames, encaminhar o melhor tratamento para o seu caso. Voltar a ter uma vida sexual satisfatória é direito de todos!


Dr. João Bertoli CRM/SC 16110

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

تعليقات


bottom of page