top of page
  • Foto do escritorClínica Urojaraguá

Check up de Próstata

De cada dois homens que você conhece, um irá desenvolver alterações na próstata. Pode ser seu companheiro, seu pai, seu irmão, seu melhor amigo. Portanto, todos nós precisamos ter a clareza de que ir ao Urologista regularmente deve fazer parte dos cuidados primários do homem, principalmente a partir dos 50 anos.



Este é um número grande demais para que não seja feita uma ampla discussão sobre o tema.

Entre as enfermidades que acometem a próstata, o câncer costuma ser o que mais assusta. Então, é bom lembrar que quando detectado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata é superior a 90%. Mais um bom motivo para fazer os exames preventivos, não é mesmo?


Não somente o câncer de próstata, mas o aumento de volume do órgão conhecido também como hiperplasia benigna da próstata, pode trazer uma série de desconfortos. Este quadro traz sintomas com os quais os pacientes não costumam se preocupar muito, como a necessidade de urinar com mais frequência e a dificuldade em esvaziar completamente a bexiga. Porém, é bom lembrar que a hiperplasia benigna tem tratamento e a qualidade de vida costuma melhorar após o início do acompanhamento médico.


Para a investigação preventiva das doenças da próstata, costumamos realizar o “toque retal”, que permite avaliar o tamanho do órgão, bem como detectar a existência de nódulos e se existe dor no local. Além deste, costumamos pedir um exame de sangue específico, o “PSA”. Este exame é utilizado principalmente antes do aparecimento de algum sintoma. Se o PSA estiver alterado, outros exames como de imagem ou biópsia podem ser solicitados.


Faz quanto tempo que você, ou seu companheiro, não realiza um check up de próstata?

Que tal agendar um hoje mesmo?


Dr. Matheus Debiasi


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page